O Critério não é se a letra é "boa" ou "ruim", mas se ela é legível, para que se possa comunicar algo a alguém.
A melhor forma de fazer com que os alunos tenham boa caligrafia é oferecer oportunidades de treinar a escrita com textos que façam sentido para eles.
Uma coletânea de pensamentos, receitas, poesias ou outro tema de que cada um goste é boa opção.
Vale lembrar que, dpendendo do que será produzido, há um tipo mais adequado de letra. Se o objetivo
é fazer um cartaz para o mural ou cartão, o ideal é usar letra de fôrma (por incrível que pareça, a escola é o
único lugar em que ainda se usa letra cursiva em cartazes).
Antes disso, cabe discutir por que é importante que a letra seja clara. Um bom exemplo a ser abordado
é o caso de uma receita médica ilegível: se o farmacêutico não entende o que o médico receitou, o paciente corre o risco de tomar o remédio errado. Por isso, o professor pode sugerir que a criança produza um texto,
mostre a um colega e veja se ele consegue ler.
Outra possibilidade é pedir que o aluno reescreva um texto, caprichando na letra, fazendo um trecho por dia.
Às vezes, escrever com "letra bonita" requer tanto esforço que a criança não consegue fazer tudo num dia só.
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Um comentário:
Estou impressionada!! Sou pedagoga recem formada e me chamo Andrelaine Baroni Fernades rsrs eu confesso que fiquei muito curiosa em conhecer a escola.
Um abraço
Andrelaine Baroni Fernandes.
Jaraguá Spaulo
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